Mário de Andrade colecionador: olhar para além de seu tempo

Síntese Mestrado

Bianca Maria Abbade Dettino

Este estudo se dedica à compreensão dos caminhos distintos da coleção de artes plásticas, reunida e mantida por Mário de Andrade, ou seja, uma espécie de, vir-a-ser do conjunto, desde sua casa até a Universidade de São Paulo (USP). Ao ser expostas a diferentes, olhares, estudos e interpretação concretiza uma meta do escritor, sendo hoje preservada pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). No processo constitutivo desta coleção, contam-se diversas etapas, desde as primeiras aquisições do colecionador até sua incorporação pela Universidade. Ao longo deste trabalho, pode-se observar que o processo de formação da coleção se dá na relação entre o privado, os desígnios pessoais do colecionador, e o público, momento em que a coleção ganha significado enquanto tal e se destina ao olhar anônimo ou de estudiosos. Pode parecer erroneamente que se trata de uma divisão entre vida e morte de Mário Andrade, contudo esta relação já está presente desde os primeiros passos do colecionador. Para isso, esta dissertação está estruturada em três capítulos que funcionam como afunilamento do olhar, ante a coleção de Mário de Andrade. A primeira escala, mais ampla, dá conta das expectativas do colecionador, que possuía o desejo expresso de deixá-la para a posteridade, em instituições de cunho público, que veio ao encontro do objetivo institucional relativo ao Acervo do IEB. Já uma escala intermediária é o entendimento dessa coleção como detentora dos valores modernistas, levada ao olhar na Lopes Chaves; e, por fim, a escala mais detalhada, que reconstrói a exposição dessas no espaço da casa.

Abstract

The purpose of this study is to further understand the developments of Mario de Andrade’s art collection from the period when it was available at the collector’s home to its transfer to the custody of the Institute of Brazilian Studies – University of São Paulo (IEB USP), thereby fulfilling Andrade’s will to expose his legacy to different perspectives, studies and interpretations. The process that defined the collection may be divided into distinct phases, from early acquisitions to their incorporation into the University. This thesis emphasizes the relationship between the private sphere – or the collector’s purposes and aspirations – and the public sphere – namely, the collection, understood as an independent unit and destined for public appreciation. It could be mistakenly taken for granted that this analysis is based on the assessment of the collection’s development before and after Mario de Andrade’s death, but public and private relations actually characterize the collection since it’s beginning. The study is presented in three chapters, by narrowing down the subject matter in correspondent levels. The first one, conceived in a wider scale, takes into account the institutionalization of the collection. The second chapter, in turn, analyzes São Paulo’s city by the owner of the collection. Finally, the third analyses the disposition of the objects in his house, through a reconstitution of the space

Fonte: https://uspdigital.usp.br/tycho

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