MASP em Exposição: mostras Periódicas na Sete de Abril

Síntese Mestrado

Renata Vieira da Motta

Os museus brasileiros fundados no pós-guerra têm despertado grande interesse, resultando em novos trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, objeto desta dissertação, ocupa sem dúvida lugar de destaque nesse movimento de pesquisa. Este trabalho partiu do contraponto da visão atraente de uma instituição inscrita na cidade, consolidada e reverenciada, com a crise institucional em que ela submergiu. Detendo-se no conjunto das exposições periódicas realizadas nos dez primeiros anos, ao tempo em que era apenas o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e ocupou a primeira sede na rua Sete de Abril – procurou-se focar o processo de formação e gestação da instituição, como dispositivo para a análise das questões relativas ao recorte mais específico da pesquisa, em torno da adaptação do edifício e o espaço expositivo do museu nesses anos iniciais. O desvelamento do processo institucional, por meio das práticas e articulações do contexto cultural, e sua explicitação das mostras periódicas proporcionaram a cisão com aquela primeira visão institucional consolidada, indicando novos aspectos para a atualização da discussão em torno do Museu de Arte de São Paulo.

Abstract

Those Brazilian museums founded in the post-war period has raised great interest resulting in new research in post-graduation studies. The Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, which is the subject of this dissertation, has earned a distinguished place in this research movement. This study derives from the contrast of an attractive concept of an established consolidated and revered institution with the institutional crisis it has fallen into. Reflecting upon the set of temporary exhibitions held in the first ten years, when it was simply the Museu de Arte de São Paulo (Masp) and was located on rua Sete de Abril – the focus was on the process of formation and development of the institution as an object for the analysis of the issues related to the place studied in relations to the adaptation of the building and the museum´s exhibition space in the first few years. The unveiling of the institutional process through activities and articulations of the cultural context and its explication of temporary exhibition has led to the rupture with that first consolidated institutional viewpoint providing new aspect for an up-to-date discussion of the Museu de Arte de São Paulo.

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